Licio’s Interview

Intrevista que eu fiz com um dos mais assíduos colaboradores do projeto ubuntu-br.org

1: Nome/idade/nick/blog/wiki/launchpad/cidade/estado.tar.gz:
Licio Fernando N. Fonseca😛 21 anos

blog: blog.licio.eti.br

2: Ocupação:

Sou Engenheiro de Sistemas do provedor uai.

3: Qual foi seu primeiro contato com computadores?

eu tinha uns 11 ou 12 anos, no trabalho do meu pai tinha computadores, ai eu tinha que esperar ele depois da aula e ficava “fuçando” os computadores.
4: E com linux?

Com linux, foi em 2000, comprei uma revista que veio com o conectiva, fiquei muito curioso para ver o linux funcionando.

5: Voce se considera um NERD?

Ah, não sei! Tavez um geek?

6: Qual personagem do mundo linux vc adimira

Não tenho um nome, mas eu admiro e muito toda a comunidade, todos aqueles que de alguma forma trabalham, não só no linux, mas em todos os software livres.

7: Porque?

8: Distro favorita, porque?

Precisa mesmo responder?

9: Alem de usar, qual seu envolvimento com o Ubuntu?

Atualmente estou envolvido com o BugSquad e um pouco com tradução. Faço parte do recém formado Conselho do Ubuntu Brasil, e tambem tenho trabalhado bastante com a divulgação do ubuntu pelo Brasil, ajudando na criação de novos grupos regionais e com a administração do servidor do ubuntu-br.

10: Que frutos vc acha que vai gerar o namoro da Novell com a M$?

Essa é uma questão muito complicada, mas uma coisa é certa, uma empresa para conseguir ter um bom trabalho e ganhar dinheiro com software livre ela precisa ser amiga da comunidade. Todos nós vimos diversos casos de empresas que entraram no mercado de software livre, mas desapareceram. Aliar ao inimigo da comunidade talvez não tenha sido uma boa ideia.

11: O que vc acha do SlackWare?

Eu acho uma boa distro, como acho varias outras. O Slackware segue uma filosofia, e gosto disso. O problema são algumas pessoas que quando alguem que nunca usou linux, quer usar algo, eles logo querem empurrar o slackware. Usuário quer saber como compilar um software, nem mesmo saber o que o ls faz, querem apenas usar.

12: O que vc acha do projeto Gnu, e essa filosofia do Richard Stallman

Eu sou um profundo admirador do projetor GNU, e tambem admiro o Stallman por todo trabalho que ele fez, e concordo com a filosofia do GNU, mas tenho que admitir que infelizmente, hoje temos que escolher entre a liberdade e o usuário, até porque a maioria dos usuários não entendem e não querem entender a filosofia.

13: Em quem linguagens vc programa?

Hoje eu trabalho muito com python e C.

14: Vc admira o Linus Torvalds?

Admirar não, mas ele fez algo muito importante.

15: vc admira o Bill Gates?

Também não admiro, mas reconheço que ele é uma pessoa muito inteligente.

16: Que Bandas vc escuta?

Nossa, eu gosto muito de punk e hardcore, eu costumo ouvir Blind Pigs, Gritando HC, nitrominds, nofx e bad religion.

17: Com quantos anos vc compilou o kernel pela primeira vez?

Nem sei, mas foi alguns meses depois de ter começado a usar linux.

18: Foi bom?!

Foi, principalmente porque não funcionou direito.. ehehehe

19: Qual a sua mais antiga lembrança?

O nascimento do meu irmão.

20: O que vc faz no tempo livre

Namoro!🙂 Gosto muito de ir ao cinema e de sair para comer.

21: qual foi o ultimo livro que vc leu?

Praticamente Inofensiva, o ultimo livro da trilogia do Guia do Mochileiro das Galaxias..🙂

22: o que vc acha que tem que melhorar na comunidade ubuntu?

Hoje, nós precisamos ter uma maior integração entre os membros oficiais, com o Conselho esperamos que isso se resolva.

23: O que vc acha dos novatos que nao pesquisam?

Eu acho que não podemos confundir os que não pesquisam, com os que tem duvidas r\u00e1pidas. Mas em geral, tudo é uma questão de cultura, muita gente não est\u00e1 acostumado com a nossa cultura, mas não é por isso que voc\u00ea deve responder mal essas pessoas, o primeiro passo é guia-las (mandar ir para o google não é guiar).
Hoje o ubuntu-br é muito bem documentado, nós temos o guia, o wiki, uma busca, até mesmo o planeta. Sem contar que a documentação em ingles também é farta, então não tem desculpa.

24: Vc cria de animais de estimação?

Não, eu moro em apartamento e animais não são permitidos no condominio.

25: Vc acredita em Deus?

Intrevista feita para o site http://behind.ubuntu-br.org/ 

Eu acredito muito em uma força superior.

0 Responses to “Licio’s Interview”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

